Inclua a adversidade na sua cultura

excelenteQual a sua definição para adversidade? Pelos dicionários é desgraça, infelicidade, infortúnio, sorte adversa. Mas seu business é feito de sorte? Acredito que não.  Também definem essa palavra como contrariedade, revés, contratempo. E quem não enfrenta tudo isso, todos os dias? Então, quando você atribui à adversidade o caixa vazio por conta da recessão, você está falando de?

Você está falando que não incluiu na cultura da sua empresa valores e práticas para reagir ao que não foi previsto, com as situações que classificamos como crise. Separei aqui práticas para sugerir. Primeira delas: rotina bem desenhada, rotina como mantra. Quando comandava a Azul Linhas Aéreas, aprendi que a repetição de procedimentos traz a segurança. E que a memória precisa ser ativada constantemente. O diabo mora nos detalhes.

Outra rotina é a porta aberta. Fácil falar com a empresa toda quando tudo vai bem, mas e na adversidade? Ouvir só os grandes exclui a chance de achar a solução entre os pequenos.

Finalmente: não seja você a adversidade. Admitir erros atrai a visão do acerto. Liderar com olho também no espelho ajuda a observar seus melhores momentos e replicá-los em prol dos objetivos.