O autor

Foto por Frances Rose.
Foto por Frances Rose.

Edvaldo Pereira Lima é escritor, mentor e coach de escrita, educador e jornalista.

 Sua carreira profissional envolve três frentes principais:  autoria de livros, vida acadêmica e jornalismo especializado em aviação comercial. Dentre seus livros, destacam-se Páginas Ampliadas: O Livro-Reportagem Como Extensão do Jornalismo e da Literatura – Jornalismo Literário (Barueri: Manole, 2009 – www.manole.com.br –, quarta edição, revista e ampliada), Escrita Total, Colômbia Espelho América 26 e Ayrton Senna – Herói de um Novo Tempo – volumes 1 e 2 (São Paulo: Clube de Autores, 2009 – www.clubedeautores.com.br). Maestro de voo é sua décima publicação; nesta biografia-perfil de Pedro Janot, utilizou a modalidade narrativa do Jornalismo Literário, que combina a precisão do jornalismo com recursos estilísticos da literatura.

Professor universitário, é diretor do primeiro Curso de Pós-graduação em Jornalismo Literário do país. Nessa área, sua carreira abrangeu a Universidade de São Paulo (USP) e também a posição de professor-visitante na Universidade de Londres e na Universidade de Florença, além de participações na Universidade EAN, de Bogotá, e na Universidade de Antioquia, em Medellín. É considerado referência nacional em Jornalismo Literário no campo acadêmico.
Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, fez Pós-doutorado em Educação na Universidade de Toronto, Estados Unidos. É criador do método Escrita Total de redação espontânea.

A aviação comercial sempre foi uma de suas paixões. Quando garoto, tinha o sonho de se tornar piloto de uma linha aérea internacional, mas a miopia não permitiu. Então, decidiu escrever – e, se possível, sobre aviação e viagens (outro de seus prazeres) –, custeando seu primeiro curso universitário trabalhando para empresas aéreas. Fez carreira como jornalista de aviação e turismo, inclusive com longa atuação internacional, para a tradicional publicação mundial Air Transport World.
Escrever narrativas biográficas é uma das suas preferências profissionais.

 “Contar histórias de vidas é um desafio e também um prazer que o escritor pode compartilhar com o leitor, ajudando-o a descobrir o que torna cada trajetória humana fascinantemente única e universal ao mesmo tempo”, diz. “A biografia de Pedro Janot é uma epopeia individual associada a histórias importantes do nosso tempo, que transcende o território unicamente empresarial, oferecendo leituras sob diversos ângulos, do pessoal ao profissional”, conclui.

Seu site: www.edvaldopereiralima.com.br