Pedro Janot

ContraVento018 cópia

Breve perfil

Membro do Conselho da Azul Linhas Aéreas desde 20 de fevereiro de 2013. Foi escolhido como primeiro presidente da Companhia por sua capacidade de liderar para o cliente.  Essa característica acompanha toda sua trajetória profissional – que se consolidou pela sua atuação no Varejo.

Pedro foi selecionado para trazer a Zara para o Brasil e foi responsável pela adaptação das operações e técnicas de venda ao mercado brasileiro. Mercado este que apresenta características singulares frente ao internacional. Quando deixou a Zara – Inditex, após 8 anos, em 2006, a rede já possuía 25 lojas e uma marca reconhecida pelos consumidores em todo país.

Estar sempre próximo a todas as áreas da empresa e  ao cliente foi o critério que o fez conquistar essa posição, frente a uma seleção acirrada entre executivos do país.

Ao assumir a direção comercial da Richards, em 1987, Pedro teve a oportunidade de participar de todo processo produtivo, inclusive junto à cadeia de fornecedores e ao atendimento direto nas lojas.  Esse exercício moldou novas práticas que garantiram a expansão da rede e o estabelecimento de franquias.

Antes disso, Pedro passou pela Lojas Americanas, também no momento em que a rede se reestruturava para ganhar mercado. Essa posição foi conquistada principalmente pela capacidade de iniciativa e  por sua visão global e intensa das funções de compra e contato com fornecedores.

Na Mesbla, seu primeiro contato com o varejo, ele começou como comprador. Naquela época o comprador era responsável por operações que, hoje, foram desmembradas em : estilo, produto, compras e estoque. Já nesta experiência, além de interagir com os fornecedores, esteve junto aos clientes na loja.

Pedro Barcellos Janot Marinho é formado pela Faculdade Cândido Mendes-RJ em Administração de Empresas, pós graduado pela PUC-RJ em Recursos Humanos e possui MBA em negócios pelo IBMEC.

A passagem de Pedro Janot pela Azul Linhas Aéreas e o episódio do acidente de cavalo que o afastou da presidência estão no livro Maestro de Voo.