Pronto para tirar os valores do papel?

 

Não existe empresa que não tenha seus valores bem definidos e expostos interna e externamente pela comunicação. Momento reflexão: como você, líder, encarrega-se de disseminar e aplicar pela máxima direção da empresa? E seu funcionário é capaz de dizer de cor todos eles? Vemos nos prospects como argumento de venda e confiança na empresa.

O que raramente fica transparente é como esses valores saem do papel e vão para o cotidiano da em- presa. Afinal, como o cliente percebe esses valores nas práticas dos funcionários, desde o atendimento até o back office? Quando se entrega um produto ou serviço, estamos entregando um valor? Sim.

Quando se fala em consideração, por exemplo, estamos falando, em muitos casos, de pontualidade e transparência, dois quesitos mais que mensuráveis. Quando se fala em exemplo, como valor, o que se quer dizer com isso? Encontrar as lideranças operando na linha de frente são atitudes claras em que o exemplo é visível, os resulta- dos são palpáveis e a motivação é constante.

Uma das consequências dessa política é a promoção interna, sempre que possível. Trato digno e justo para todos, igualmente: funcionários, clientes, não clientes, colaboradores e parceiros.

Outro quesito mais polêmico que geralmente está lá como valor é: inovar. Mas como essa possibilidade de inovação é tratada no dia a dia? Novidade não é inovação. E fazer nascer uma inovação coerente com o negócio é trabalho para mais de um. Logo, esse valor não faz sentido se não faz parte de um trabalho em equipe em que ideia, desenvolvimento e aplicabilidade encontram espaço aberto no cronograma, no organograma e têm a característica da cooperação – não competição.

A dica aqui é fazer, ao lado do quadro de valores, outro com as práticas que dão forma a esses valores e que fortalecem efetivamente a estratégia e o DNA da empresa. Olhar diariamente esse cenário é fundamental para levar o barco em harmonia e velocidade para o próximo destino, daí não interessa se você está no marasmo das águas calmas ou em plena tempestade. Todos sabem exatamente como agir.